O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado no CCBE desde 2008 tem como referência as diretrizes descritas na ISO 14.001:2015, que vem permitindo maior controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados aos processos de geração de energia proporcionando melhoria contínua do desempenho ambiental.
O sistema inclui procedimentos e controles operacionais, instruções de serviços, monitoramentos e programas ambientais e planos de atendimento a emergências que visam amenizar e/ou eliminar impactos ambientais que vem dos processos de geração de energia. Todos os aspectos e impactos estão mapeados em matrizes e planos de ação e são analisados periodicamente pela empresa.
Para avaliação do nível de conformidade com os requisitos legais estabelecidos do SGA e legislação ambiental aplicável, o CCBE realiza auditorias internas anuais, visando à melhoria.
Conceitos
Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais.
Aspecto ambiental: Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.
Impacto ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.
Desempenho ambiental: Resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais.
Auditoria interna: Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria do sistema da gestão ambiental estabelecidos pela organização são atendidos